Transplante de Subjetividades

EDITAL PROPCI/UFBA 2018/2019 – PIBIC Bolsistas: Luisa Caria (UFBA- CNPq), Lucas Lima (FAPESB).

Resumo

Projeto de pesquisa prática e teórica em artes visuais, para o desenvolvimento de uma interface interativa que permita um jogo de troca de identidades onde se “veste a pele do outro”. Através do intercâmbio entre personas – programador, performer, público – se propõe um exercício de escuta da alteridade e seu lugar de fala, operando de modo lúdico por meio de espelhamentos, oposições e charadas.

O problema

Este projeto de pesquisa nasce do encontro de desejos e inquietações despertados ao longo do processo de doutoramento “Fantasmagorias, circuitos eletrônicos e digitais e sistemas híbridos”, concluído por Dr. Fantasma em dezembro de 2016 na UFRJ. A tese defendida trabalha sobre a hipótese de assunção do objeto técnico em sua dimensão simbólica e ritual, articulando autores da filosofia da técnica (FLUSSER, SIMONDON), da antropologia (LEVI-STRAUSS, VIVEIROS DE CASTRO) e da arqueologia de mídias (FOUCAULT, ZIELINSKI). Em Salvador esta pesquisa se adensa e aprofunda no cruzamento com conhecimentos ancestrais de povos originários e africanos e suas tecnologias de comunicação espirituais, ampliando a potência política e estética das hipóteses trabalhadas e possibilitando a emergência de novos sentidos para o campo da tecnologia. Em uma contemporaneidade na qual as promessas de um futuro onde encontraríamos a redenção através da tecnologia soam fora de lugar, a busca por outros modelos de relação com a natureza, a humanidade, a comunicação e seus campos imanentes nos parece imperativa.

Metodologia

Em Dezembro de 2017, a convite do GP Poéticas Tecnológicas, Dr. Fantasma ofereceu, junto aos docentes colegas do IHAC Cristiano Figueiró e Francisco Barretto uma residência artística no contexto do projeto “Utopias e Heterotopias” proposto pela Profa. Ivani Santana. Nessa residência interdisciplinar, que contou com a participação de criadores audiovisuais, bailarinos, programadores e músicos, desenhou-se um primeiro protótipo da interface, e é a partir desta experiência que desenhamos nossa metodologia de trabalho. A interface é composta por uma câmera acoplada a um sistema de edição de imagens e sons em tempo real. Este sistema é alimentado por um banco de imagens criado para o projeto, composto por fragmentos de áudio e vídeo previamente gravados com performers e que se justapõem no momento da performance onde “baixam” as subjetividades. Um projetor de vídeo, um sistema de som amplificado e máscaras que funcionam como telas vestíveis completam o sistema.

Objetivos

Através de uma revisão bibliográfica interdisciplinar que reúne pensadores das ciências, das artes e das humanidades, a pesquisa estabelecerá os pontos de contato e ou paralelismos – ou, se quiser: equivalência sincrética – entre conhecimentos/ sabedorias mágicas, da ordem da comunicação com os espíritos e a natureza; e uma instrumentalização, uma tecnicidade, que aparentemente prescindiria desse componente mágico-místico mas que, estudada em sua gênese, se mostra também fundada sobre o maravilhamento e o desejo de explicar/ entender o mundo.
Desde modo a proposta pretende trabalhar as ambiguidades e ambivalências entre mito e ciência, em um movimento contra as dicotomias e a favor de atravessamentos e modos de contágio. De um lado a experiência espiritual, entendida como uma técnica, e de outro a inovação tecnológica, assumida em sua dimensão epifânica.

Referências bibliográficas

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