Resultados
Nossa pesquisa produziu (1) uma série de circuitos eletrônicos com o intuito de promover a interatividade entre os corpos e o som captado pelos sistemas; (2) um modelo 3D, em foto e interativo de como ficará nossa instalação; e (3) a apresentação no Congresso Virtual UFBA 2020[1]. Além disso ainda estamos finalizando a escrita de (4) um artigo científico.
1) CIRCUITOS ELETRÔNICOS
1a. Desenvolvemos um sistema que ativa ou desativa os diferentes resistores ao ligar e desligar transistores (componentes eletrônicos que funcionam como chaves ou interruptores).
[1] disponivel em: https://congresso2020.ufba.br/schedule/experimentos-em-comunicacao-inter-direcional-entre-o-visivel-e-o-invisivel/ Acesso em: 12/08/2020
LM386 e Arduino
1b. O segundo sistema inclui um potenciômetro, componente eletrônico também conhecido como resistor variável onde ao girar uma chave altero a capacidade de resistência na transferência de energia. Esse sistema, apesar de alterar a frequência de forma mecânica, possibilita modular o sinal “filtrado” pelo potenciômetro com a aproximação nas antenas. Ele nos é interessante pois permite buscar frequências com sons variados o que facilita na instalação a construção de uma paisagem sonora variada sem conflitar com a poética, pois apesar desse “filtro” a modulação Transdirecional continua atuando.
LM386 e Potenciômetro
1c. O terceiro sistema surgiu de experimentos variados onde observamos que um sistema em série de capacitor e resistor, entre a bobina/antena e a amplificação, gera um efeito parecido com o Theremin, deixando o som mais agudo ou mais grave a partir da nossa aproximação da antena, ou até mesmo pelo caminhar pelo ambiente próximo. Esse modelo nos atende de forma mais plena do que o theremin tradicional, pois o som representado não é gerado por um sistema limitado e estável e sim uma captação do ambiente que sofre as alterações deste ambiente.
LM386 e Potenciômetro
2) MODELO 3D
Com nossa poética e técnica desenvolvidas, inscrevemos nosso projeto no edital Comciência[1], onde fomos homologados e estamos em processo de seleção. Este edital prevê recursos para a exposição da obra em um museu na cidade de Belo Horizonte MG. Criamos uma página no site do laboratório de pesquisa Balaio Fantasma[2] onde desenvolvi um modelo 3d de nossa exposição. Esses resultados já se inserem no projeto de continuação a pesquisa, sob o título “Pergunte às árvores” (PIBIC 2020-2021)
3) CONGRESSO VIRTUAL UFBA 2020
Apresentamos a teoria e poética do trabalho no Congresso Virtual da UFBA 2020.
Por problemas de conexão com a internet não pude participar de forma integral, onde eu entrava e saia da sala de forma constante.
4) ARTIGO CIENTÍFICO
A partir da participação da Professora Dra. Paola Barreto, orientadora do trabalho, na residência artística Territórios Sensíveis[3], elaboramos a escrita de um artigo, que será oportunamente publicado como parte do programa de residências.
[1] edital publicado em: http://programacomciencia.org.br/
[2] http://www.balaiofantasma.ihac.ufba.br/pergunte-as-palmeiras/
[3] https://www.territoriossensiveis.com/galeria-z42