Mapeando os fantasmas de São Salvador

Foto: Maria Lordelo

Projeto Permanente

Monitoria 2018 / 2019  Rebeca Carapiá

“Mapeando os fantasmas de São Salvador” é um projeto de pesquisa-ação desenvolvido no Bacharelado Interdisciplinar em Artes da Universidade Federal da Bahia desde 2017.  A metodologia, desenvolvida a partir do mapeamento de territórios ameaçados por processos de apagamento, degradação e esquecimento, baseia-se em um programa que escava memórias orais e impressas, desenhando uma cartografia controversa, transcrita em imagens e sons que são levados de volta à rua, entrecruzando múltiplas mídias a fim de recontar histórias silenciadas.

Além das fontes consultadas em bibliotecas e centros de pesquisa e documentação da cidade, é também nas esquinas, nas quebradas e nas encruzilhadas que esta pesquisa-ação incorpora modos de escuta e lida com a memória, a oralidade e a ancestralidade, produzindo o que chamamos aqui de fantasmagorias. Na Bahia essa prática  fantasmagórica se reveste de outras camadas, que dialogam diretamente com o peso da colonialidade, com a racialização dos corpos, com o apagamento de escritas e uma série de fantasmas que dizem muito de nossa história.  Ampliada, a escavação fantasmagórica resulta não somente em projeções audiovisuais, mas também em colagens, ações de graffiti, caminhadas sonoras e performances.

Referências bibliográficas.

BARRETO, Paola. O Cristo no Cinema. Monografia de Conclusão do Bacharelado em Comunicação. Niterói: UFF, 1995.

BIERRENBACH, Ana Carolina. Luxo, luxúria e lixo. A presença e o esquecimento dos cinemas de Salvador. Arquitextos, São Paulo, ano 16, n. 187.03, Vitruvius, dez. 2015 <https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/16.187/5884>

BOCCANERA JR, Silio. Os cinemas da Bahia, 1897-1918. Salvador: EDUFBA, 2007.

FONSECA, Raimundo Nonato da Silva. Fazendo fita: cinematógrafos, cotidiano e imaginário em Salvador, 1897 – 1930. Salvador: EDUFBA, 2002.

FLUSSER, Vilém. Da cinelândia (= Cinemas) Vilém Flusser Archiv, Berlin – no. de referência– 2340 – Essay – Coisas – 07 – M3-42 112. 10.07.1965

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1996.

LEAL, Geraldo da Costa. Um cinema chamado saudade. Salvador: Gráfica Santa Helena, 1997.

LEBLANC, Paola Barreto. Fantasmagorias, circuitos eletrônicos e digitais e sistemas híbridos. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ,  2016. 

NOVAES, Flávio. Francisco Pithon – O cinema na Bahia. Salvador: Assembleia Legislativa, 2014.

ROCHA, Glauber.  Revolução do Cinema  Novo. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

SALES, George Evergton. Entre o Religioso e o Político: uma História do Círculo Operário da Bahia. Dissertação apresentada ao curso de Mestrado em História da Universidade Federal da Bahia. Salvador: UFBA, 1996.

SILVEIRA, Renato da. O candomblé da Barroquinha: Processo de constituição do primeiro terreiro baiano de ketu. Salvador: Edições Maianga, 2006.

CINE PAX

CINE JANDAIA