Aberta chamada de trabalhos para o número 5 da Metamorfose...
Leia MaisSeminário Caminhos da Artemídia - IHAC/UFBA
05,06 e 07/05/2021 - (4ª, 5ª, 6ª)
Introdução
O IHAC abriga uma área de concentração de “Artes e Tecnologias Contemporâneas” desde 2010, contando com uma matriz curricular própria, corpo docente dedicado e grupos de pesquisa e ações de extensão relacionadas. Atualmente esta área conta com professores do BI de Artes e do BI de C&T e oferece regularmente componentes obrigatórios e optativos atendendo estudantes que ingressaram formalmente e também estudantes de outros cursos da UFBA em geral.
Tendo como objetivos a avaliação, reflexão e reformulação da área, propomos um seminário com atividades de mapeamento interno, grupos de trabalho para propostas curriculares e debates sobre os conceitos e objetivos que pretendem nortear a área no próximo ciclo, em um movimento de renovação que pretende inclusive trazer nova denominação para a área.
Partindo de uma perspectiva multirreferencial propomos uma reflexão sobre o percurso dessa área de concentração nos seus primeiros 10 anos de atuação. Situados criticamente, pretendemos explorar as relações entre tecnologia(s) e arte(s), apontando para uma compreensão da tecnodiversidade. Levando em consideração que o que nos habituamos a chamar de tecnologia compreende via de regra um conjunto de ferramentas de controle, vigilância e segregação que constituem a base da colonialidade moderna, propomos uma reflexão crítica em direção a uma ética do cuidado. Buscamos deste modo uma reformulação da área fundada sobre valores e idéias de reparação, decolonialidade, inclusão e diversidade.
No sentido de expandir o diálogo interdisciplinar, iremos mapear ações de ensino, pesquisa e extensão entre arte e tecnologia que aconteçam na UFBA, com o objetivo de produzir uma visão ampla e multidisciplinar sobre as várias possibilidades desse recorte. Esse mapeamento servirá como base para avaliação e reformulação da área de concentração hoje intitulada Artes e Tecnologias Contemporâneas.
Chamada para o GT Propostas Curriculares
Alguns dos temas de atuação de atividades de ensino, pesquisa e extensão são apresentados, mas não restrito, na lista de tópicos abaixo:
Arte, tecnologia e decolonialidade
Cinema expandido
Design de interação
Identidade e empoderamento digital
Tecnologias audiovisuais
Cultura digital
Midias e suportes
Teoria de mídias
Filosofia da técnica
Código criativo
Poética computacional
Circuitos eletrônicos
Processos de hibridação
Biofeedback
Computação gráfica
Computação musical
Tecnologia aplicada à música
Arte e redes sociais
Net art
Metareciclagem
Cultura maker
Cultura hacker
Pedagogia e ensino das tecnologias
Tecnologias educacionais
Licenciamento nas artes
Criação de instrumentos
Políticas culturais na arte e tecnologia
Objetivos
Refletir e avaliar a atuação e o legado da área de Arte e Tecnologias Contemporâneas no Ihac nos seus 10 anos de atuação.
Mapear ações de ensino, pesquisa e extensão em arte e tecnologia que aconteçam ou se pretendam acontecer na UFBA.
Redefinir a matriz curricular da área de concentração em arte e tecnologias, incluindo as possibilidades de reformulação do corpo docente, das diretrizes conceituais e do nome/título da área.
Elaborar uma publicação com os documentos gerados ao longo do seminário.
Metodologia proposta
I. Mapeamento de ações na UFBA (Chamada)
Através do encaminhamento de uma chamada aberta endereçada a todos os institutos da UFBA que desenvolvam alguma atividade de ensino, pesquisa ou extensão no campo da arte e tecnologia.
Link do formulário de mapeamento: https://forms.gle/x1NHuwUqrYLMPwck9
II. (Re)Avaliação e reflexão sobre o papel estratégico da área
Nesse painel iremos abordar a memória de criação e condução da área de concentração em Arte e Tecnologias Contemporâneas desde sua criação em 2010 até a presente data. Aqui serão convocados docentes e ex-estudantes que passaram pela área para colhermos depoimentos e reflexões sobre as experiências acumuladas nesses 10 anos de atuação.
III. Debate
Serão apresentados 4 painéis com a participação de professores convidados a debater ações, projetos e perspectivas em Arte, tecnologias, decolonialidade, tecnodiversidade e outros tópicos a luz da reformulação proposta, trazendo ideias e conceitos visando a construção colaborativa de uma matriz curricular.
IV. Construção colaborativa de matriz curricular (Chamada)
Será estabelecido um grupo de trabalho para realização da reformulação da área a partir das contribuições que devem surgir no seminário.
Link do formulário de participação no GT: https://forms.gle/nU9ogDJvj8UeBDnY6
V. Elaboração de publicação
Transcrição dos vídeos, apresentação da matriz curricular e elaboração de artigos pelos participantes. Ao longo do seminário será desenhada uma publicação em formato de livro que reúna todas as contribuições coletadas.
Programação
Divulgação a partir de 01/04/2021.
Chamada mapeamento UFBA (Formulário).
Convite para participação nos painéis (composição de mesas temáticas).
Programação de lives, apresentações e debates públicos.
Construção colaborativa de matriz curricular (Formulário – Site/documento).
Publicação dos resultados.
Dia/Hora | 05/05/2021 (Quarta) | 06/05/2021 (Quinta) | 07/05/2021 (Sexta) |
09:00 – 11:30 | Painel 1 – Memória e reflexão com Professores da Área de Arte e Tecnologias. | Painel 3 – Arte e mídias – Tecnodiversidade e anti-racismo | Painel 5 – Arte e mídias – perspectivas pedagógicas interdisciplinares |
11:30 – 13:00 | Painel 2 – Formação e atuação profissional com Ex Estudantes egressos de Arte e Tecnologias. | Painel 4 – Arte e ciência – Atravessamentos em pesquisa, cidadania e identidade | Painel 6 – Arte e mídias – ensino, pesquisa e extensão |
15:00 – 17:00 | GT PROPOSTA CURRICULAR | GT PROPOSTA CURRICULAR | GT PROPOSTA CURRICULAR |
Comissão organizadora:
Prof. Cristiano Figueiró – IHAC/UFBA
Profa. Paola Barreto – IHAC/UFBA —